O Programa “Forças no Esporte”, do Ministério da Defesa, que conta com o apoio do Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), fez o encerramento oficial das atividades de 2017 no dia 30 de novembro, no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BIMtz). Na oportunidade, os alunos, oriundos de escolas públicas, receberam certificados de conclusão, seis deles também contemplados com presentes por terem se destacado durante as atividades.

 

Ao todo, 150 crianças são atendidas no 44º BIMtz por meio do Profesp. Isso é possível graças a parcerias como a do PróUnim, que auxilia fornecendo uniformes e transporte de ida e volta entre escola e quartel a 50 alunos. Graças ao programa eles têm a oportunidade de participar de atividades esportivas e de lazer, além de receber noções de civismo e cidadania.

 

“É um momento de júbilo da unidade. Temos a certeza que estamos devolvendo elas melhores do que quando se apresentaram aqui, com um pouco mais de cidadania, um pouco mais de educação, educação esportiva. Então, temos a certeza que fizemos o nosso papel junto com nossos parceiros”, comemorou o tenente coronel Nilberti Viana Gramosa, comandante do 44º BIMtz.

 

A mudança foi atestada pelos próprios alunos e seus pais. “Isso aqui pode fazer as crianças terem mais educação e ajudarem a mãe, o pai também. Se não fosse o projeto não iria ganhar o diploma e deixar minha mãe orgulhosa”, disse, satisfeito, Aloisio Eduardo da Silva, um dos alunos destaque no Profesp. “Me sinto mais feliz, porque a disciplina mudou muito, a educação, ele me ajuda mais. Deu muito resultado. Ele está me respeitando mais, me escutando melhor, fazendo esporte, entrou no judô por causa do projeto. Então, para mim foi muito gratificante”, festejou sua mãe, a cabeleireira Mariane Paiva da Silva.

 

A satisfação também foi grande para o presidente do PróUnim, André Palma. “Nos orgulhamos de fazer parte como parceiros do Profesp. É um trabalho magnífico que vem sendo feito em Cuiabá através do Exército Brasileiro. Os resultados pedagógicos são muito interessantes, sobretudo na questão disciplinar e na questão da cidadania e isso no final da história gera um conforto familiar muito importante que é onde o PróUnim quer chegar”, frisou.

 

“É um trabalho preventivo, que vai capacitar os cidadãos futuros para vida em sociedade. Investir na educação é investir no retorno para a sociedade. É com muita satisfação que nós da Unimed Cuiabá estamos vendo esse encerramento das atividades do ano de 2017. Basta ver a alegria dos jovens, a alegria dos pais. Isso é maravilhoso”, avaliou a diretora de Mercado da Unimed Cuiabá, Suzana Palma.

 

Destaques do Profesp

 

Durante a solenidade foram presenteados os alunos que se destacaram durante as atividades do programa Forças no Esporte, demonstrando atributos como zelo, dedicação, responsabilidade, disciplina, companheirismo e desenvolvimento do espírito esportivo.

Os destaques foram: Jaynie Ruth Taborda, Joseph Luke Taborda, Marinah Gonçalves dos Santos, Aloisio Eduardo da Silva, Paulo Vinícius de Almeida e Ana Clara de Souza da Silva.